domingo, 28 de novembro de 2010

Atividade Física & Terceira Idade

O corpo humano é um organismo que necessita estar em movimento. Tanto os ossos, os tendões e os músculos como a mente e os órgãos internos devem ser cuidados e atendidos da melhor forma possível, sem caírem no esquecimento. Se o movimento for limitado às atividades diárias, como caminhar, sentar e levantar, subir e descer escadas, brincar com os netos, etc., ele ficará cada vez mais reduzido, o que fará com que, progressivamente o corpo atrofie.
É necessário realizar atividades físicas e esportivas adaptadas a cada idade, de acordo com as possibilidades de cada pessoa. A pessoa idosa deve ter em mente não só a quantidade de atividade que deverá realizar, mas também o porquê e como dessa realização. Todos os grupos etários: crianças, jovens, adultos e idosos, deveriam praticar alguma atividade física e/ou esporte, adaptado às suas necessidades.
Os idosos estão sendo informados acerca dos valores e dos benefícios trazidos pela prática de atividade física. Eles estão se conscientizando de que o conceito de movimento usado para a terceira idade não é o mesmo que o usado para as crianças e para os adultos.
Outro aspecto importante que deve ser salientado é o tempo livre do qual os idosos dispõem. Ao aumentar o tempo livre, devem aumentar as suas atividades de lazer. Por isso é importante que esse tempo seja preenchido com atividades benéficas e saudáveis.
O corpo é o instrumento que permite que a pessoa se desloque, se relacione, se expresse e intervenha em seu meio de vida. É necessário, então, dedicar-lhe um tempo, cuidá-lo sempre. Em qualquer idade, deve-se fazer atividade física, cuidar tanto do corpo quanto também da mente, assim buscando uma educação corporal permanente ao longo de toda a vida que seja adaptada a cada momento.













Poliana de Lourdes Carrijo


Referência Bibliográfica


GEIS, Pilar Pont. Atividade Física e Saúde na Terceira Idade- Teoria e Prática. 5ª ed. Porto Alegre: Editora Artmed, 2003. 278p.

Um comentário:

  1. Concordo com tudo que você disse a cima no blog, realmente Atividades Físicas na terceira idade são fundamentais no melhorando da saúde e do organismo, muito bom mesmo! Meus avós fazem academia na Cia Athletica em um programa de Platinum que eles tem, muito bom!

    ResponderExcluir